PESQUISA

Mostra que Lula continua sendo grande força contra Bolsonaro no Brasil

Ciro Gomes e João Doria aparecem na sequência
Uma sondagem do Instituto Paraná Pesquisa confirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apontado por 32% dos brasileiros como o principal adversário de Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022, caso decida disputar a reeleição. Apesar dos esforços para tentar se viabilizar como uma alternativa das esquerdas, o governador Flávio Dino (PCdoB) não foi lembrado pelos entrevistados. Dino tem sido uma forte voz dentro da esquerda brasileira e foi esquecido pelos brasileiros pelo pequeno trabalho de mídia que tem realizado.
De acordo com os números, 15,6% apontam Ciro Gomes (PDT) como o maior contraponto ao presidente até o próximo pleito. Ciro é com certeza muito bem preparado, mas o jeito explosivo não tem deixado que cresça nas pesquisas. Precisa de um banho de marketing ainda. A pesquisa foi encomendada pela jornal Gazeta do Povo, de Curitiba (PR). O levantamento tem 95% de confiança e 2% de margem de erro para os resultados gerais.
Além de Lula e Ciro, foram mencionados João Doria (11,7%); Wilson Witzel (3%) e Rodrigo Maia (1,9%). O apresentador da Rede Globo Luciano Huck aparece com 8,3%. Quando considerado o gênero dos entrevistados, Ciro Gomes (16,1%) e João Doria (12,2%) são mais apontados pelos homens. Já Luciano Huck (8,6%); Wilson Witzel (3,3%); e Rodrigo Maia (2,2%) aparecem mais entre as mulheres. Lula tem o mesmo percentual de resposta entre os dois gêneros.
No que diz respeito à escolaridade, Ciro Gomes aparece mais entre os eleitores que têm Ensino Superior (18,6%), enquanto Luciano Huck (9%) e João Doria (13%) crescem entre os brasileiros com Ensino Médio. Aliás, nas eleições de 2018, Ciro Gomes já era o preferido da classe com ensino superior – considerada a “intelligentsia” para os que entendem de sociologia, ciência política e história. Mais uma vez, Lula permanece estável, sendo apontado por mais de 30% dos brasileiros independentemente do nível de escolaridade.
A pesquisa ouviu 2.222 cidadãos com 16 anos ou mais, por meio de entrevistas telefônicas. O levantamento foi realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, totalizando 166 municípios, entre os dias 14 e 18 de dezembro. O nível de confiança dos dados gerais da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis