ESSE É O BRASIL:


Desinformada sobre o Código Florestal, Dilma repreende ministras. Apavoradas, elas enganam a presidente.

 
As ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) receberam, nesta quinta-feira (30), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, um bilhetinho da presidente Dilma Rousseff cobrando as duas sobre a aprovação do Código Florestal e a participação do governo nela. 

"Por que os jornais estão dizendo que houve um acordo ontem no Congresso sobre o Código Florestal e eu não sei de nada?", escreveu a presidente em bilhete flagrado pelas câmeras. A resposta veio em seguida: "Não houve acordo com o governo. A posição do governo era de defesa da MP [medida provisória], com foco especial na 'escadinha'". 

Depois da troca de mensagens, já em seu discurso, a presidente Dilma afirmou que "o governo está aberto a negociações, mas não assume responsabilidade por negociações que não foram feitas com a presença dele".
Na quarta-feira (29), a comissão mista do Congresso votou o relatório da medida provisória que altera o Código Florestal. A comissão reduziu as distâncias mínimas de recuperação da preservação nas margens dos rios, escalonadas a depender do tamanho da propriedade. Nesta quinta, após evento com a presidente, a ministra Izabella Teixeira afirmou que a mudança no texto original é "um retrocesso do ponto de vista de recuperação ambiental" e não foi pactuada com o governo.(Folha Poder)

Comentário: na verdade, o governo avalizou o acordo promovido na undécima hora pela senadora Kátia Abreu, presidente da CNA. A "escadinha" foi mantida e ampliada, protegendo mais de 95% dos produtores rurais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis