IPEM - PR

Produtos de festa junina são fiscalizados pelo Ipem-PR

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) está fiscalizando os produtos típicos mais consumidos nesta época do ano em razão das festas juninas. É a Operação São João, realizada em todo País pelos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia – Inmetro durante o mês de junho.
Os itens mais fiscalizados na Operação São João são amendoim, milho de pipoca, canjica, vinhos populares, aguardente de cana, goiabadas, canela em rama e em pó, cravo-da-índia, noz-moscada, estalinhos, saquinhos de pipoca, e doces da época em geral.
Eles são classificados como “produtos pré-medidos”, justamente porque chegam ao consumidor já pesados ou medidos. Os agentes fiscalizam se o peso, a quantidade ou o volume estão de acordo com as indicações fornecidas pelos fabricantes nas embalagens e se atendem à legislação metrológica.
Os fiscais visitam indústrias e estabelecimentos comerciais onde a oferta desses produtos é maior no período, como supermercados, mercados de bairro e mercearias, para verificar a fidelidade das informações obrigatórias nos rótulos, fazer exames e coletar itens para análise em laboratório.
Nos exames de laboratório, os representantes das marcas dos produtos são convidados a acompanhar todo o processo de análise dos itens verificados nos laboratórios do Ipem-PR. Para isso, as verificações são comunicadas com antecedência às empresas.
As empresas autuadas têm 10 dias para apresentar defesa ao Ipem-PR, que definirá a penalidade, que pode variar de advertência à multa de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
O consumidor que encontrar ou suspeitar de irregularidades pode denunciar à Ouvidoria do Ipem-PR pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou através do site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.
Com informações da AEN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis