ITAIPU.

Após 50 dias, vertedouro de Itaipu é reaberto por excesso de chuvas.

Na manhã desta quarta-feira (24), o vertedouro escoava mais de 1,6 milhão de litros de água por segundo, um pouco acima da vazão média das Cataratas do Iguaçu, que é de 1,5 milhão l/s (Foto: Alexandre Marchetti /Itapu Binacional/ Divulgação)O vertedouro da hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, voltou a ser aberto após 50 dias por causa do excesso de chuvas na bacia do Rio Paraná. Segundo a assessoria de imprensa da binacional, o excesso de água que chega ao reservatório deve continuar sendo escoado ao menos até o fim de semana. As calhas haviam sido abertas pela última vez no dia 3 de julho.
Em 22 dias, o serviço de Hidrologia de Itaipu registrou 91 milímetros de chuvas acumuladas na estação meteorológica que fica no aeroporto da usina, em Hernandarias, no lado paraguaio. Apenas entre quinta-feira (18) a domingo (21) foram registrados 65 mm. A direção observa que apesar do grande volume de precipitação, a situação é normal e, por enquanto, sem riscos de enchentes locais.Na manhã desta quarta-feira (24), o vertimento na calha esquerda, a maior das três, era de 1,6 milhões de litros de água por segundo (l/s), um pouco acima da vazão média das Cataratas do Iguaçu, que varia entre 1,2 mil m³/s e 1,5 mil m³/s. A tendência é que o volume de água suba gradativamente, atingindo o pico durante a madrugada de quinta-feira (25).
Mesmo escoando o excedente de água, a geração de energia segue em alta em Itaipu. Na terça-feira (23), a usina produziu quase 18% a mais em relação ao mesmo período de 2015. Neste ano, a binacional já gerou um total de 66.543.812 megawatts-hora (MWh), contra 56.440.054 MWh, entre 1º de janeiro e 23 de agosto de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis