DOADORES DE ÓRGÃOS.

Paraná é o terceiro estado com maior número de doadores de órgãos.

Atualmente, Paraná tem 1.453 pessoas na fila por um órgão (Foto: Divulgação/ AEPr)O Paraná foi o terceiro estado com o maior número de doadores de órgãos no primeiro semestre deste ano. Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (Abto) nesta terça-feira (23), foram 26,2 doadores para cada milhão de pessoas. Os líderes nacionais foram Santa Catarina com 34,9 e Distrito Federal com 28,8.
Atualmente, de acordo com o levantamento, 1.453 pessoas esperam por um transplante no Paraná, sendo 26 crianças. A fila é maior para quem necessita de um rim – são 1.151 pacientes na espera.Veja a lista de espera dos demais órgãos
Córnea – 163
Fígado – 93
Coração – 24
Pâncreas/Rim – 20
Pâncreas – 2
Incentivo
A Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou o projeto de lei que isenta famílias de doadores de órgãos das taxas do serviço funerário municipal. O benefício estará válido a partir de janeiro de 2017. A isenção contempla um caixão modelo número 8, remoção e transporte do corpo, velório e sepultamento.
De acordo com a Abto, houve um aumento no número de doadores efetivo no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado no Brasil. Antes, a taxa para um milhão de habitante era de 13,1. Agora, é de 14. Apesar do crescimento, a questão da doação de órgãos gera uma série de dúvidas na população. Veja algumas respostas.
Como posso ser doador?
Para ser doador, você não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a sua família da sua vontade que irá autorizar os procedimentos necessários para o transplante.
Quem pode doar?
Qualquer pessoa pode ser uma doadora. É necessário, apenas, que haja compatibilidade entre o doador e quem irá receber o órgão. Rins, parte do fígado e da medula óssea podem ser doados em vida. Mas, em geral, a doação ocorre em situações de morte encefálica, após a autorização familiar.
O que é morte encefálica?
É a interrupção irreversível das atividades cerebrais, causada normalmente por traumatismo craniano, tumor ou derrame. Como o cérebro comanda todas as atividades do corpo, quando ele morre significa a morte do indivíduo. Não há dúvidas no diagnóstico.
Para quem vão os órgãos?
Os órgãos são destinados a pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista única de espera, por critérios definidos pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. No Paraná, todas as ações de distribuição de órgãos e tecidos são coordenadas pela Central Estadual de Transplantes.
Após a doação o corpo fica deformado?
Nunca. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra. O corpo do doador fica intacto e pode ser velado normalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis