LIDIANÓPOLIS.

Comida de verdade no campo e na cidade foi o Lema da Segunda Conferência Municipal da Segurança Alimentar
Na tarde de segunda-feira (29), aconteceu  Segunda  Conferência Municipal com o lema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar”.


O evento teve a participação  da população, e vários setores públicos municipais.  Na oportunidade formou  o novo Conselho. As propostas que foram discutidas em três eixos serão encaminhadas para a conferência Estadual.

O trabalho foi conduzido palestrante Patrícia Pires.

O prefeito municipal Celso Antônio Barbosa,  reforçou que o município de Lidianópolis está cumprindo o que a determinação da  lei determina. “Estamos interessados em que os produtores do município sejam beneficiados, para mantermos a qualidade do nossos alimentos, que se destina a merenda escolar, o atendimento de vários programas em Lidianópolis e que vai pra nossas mesas”. O Técnico Agrícola do Município Rogério Rui Maia falou da importância do programa e da participação dos agricultores do município. Representando a EMATER da cidade de Ivaiporã a funcionária Lucia Socoloski, disse que a conferencia é importante para debater seus eixos que trará fortalecimento para a segurança alimentar do município



Lema

O lema apresentada pela  palestrante Patrícia  Pires, sobre a conferência foi escolhido considerando aspectos como a necessidade de se reforçar o conceito de alimentação adequada e saudável que se traduz, na prática, numa oposição aos produtos alimentícios essencialmente industrializados e ultra processados, da medicalização do alimento. Necessidade de tornar o debate mais visível e democrático, de se universalizar o direito à alimentação, de se afirmar a perspectiva de direitos, de defesa dos direitos e das tradições de agricultores familiares quanto ao uso livre da biodiversidade e do resgate da dimensão simbólica da alimentação tradicional diante do avanço das monoculturas, da degradação ambiental e da massificação de hábitos alimentares não saudáveis promovida pela indústria de alimentos, do uso abusivo de agrotóxicos e da liberação de transgênicos.

Eixos discutidos foram.

1 - Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar

2 - Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública.

3 - Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.


O encerramento aconteceu com debates dos grupos e apresentação das propostas de cada um deles, encerrando com um delicioso café para os participantes.








 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis