ESTRAGOS - LITORAL DO PARANÁ

Temporal causa estragos no litoral do Paraná
José Fernando Ogura/AEN
Um temporal atingiu o litoral do Paraná e causou estragos na quarta-feira (16). Equipes do Corpo de Bombeiros e da Coordenação de Proteção e Defesa Civil trabalham no isolamento de áreas de risco e no atendimento da população local. Mais de 1000 metros de lonas foram distribuídos para cobrir cerca de 50 casas destelhadas em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá. Cerca de 600 pessoas foram afetadas. 
O secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Carbonell, esteve em Guaratuba nesta quinta-feira (17) para avaliar a situação e confirmar ações de apoio às pessoas afetadas. "A situação está normalizada. Agora estamos fazendo estudos mais detalhados, em conjunto com as prefeituras, para verificar a necessidade de mais medidas", afirmou Carbonell, logo após reunião com o prefeito Roberto Justus.

Participaram da reunião o comandante da Operação Verão pelo Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o comandante da Operação Verão pela Polícia Militar, coronel Rui Noé Barroso; o delegado Jorge Nazor Pinto, da Polícia Civil; o deputado estadual Nelson Justus; o secretário municipal da Segurança Pública e coordenador da Defesa Civil em Guaratuba, Jacson Braga, e o capitão Ezequiel Roberto Siqueira, do Corpo de Bombeiros de Guaratuba. 
DANOS 
Só em Guaratuba, o Corpo de Bombeiros registrou destelhamentos de 19 casas, quatro escolas (duas municipais e duas estaduais), além do prédio da Companhia de Polícia Militar e em dois órgãos públicos. Por causa dos fortes ventos, cerca de dez embarcações também foram danificadas. O temporal também derrubou árvores e deixou 30 mil residências sem energia elétrica no município. A situação foi normalizada pelo Copel (Companhia Paranaense de Energia) logo em seguida. 
MUNICÍPIOS 
Em Matinhos, o Corpo de Bombeiros registrou 21 destelhamentos e 15 quedas de árvores. Em Pontal do Paraná foram cinco destelhamentos e sete árvores arrancadas e, em Paranaguá, houve duas quedas de árvores e registro de destelhamento em uma residência. Conforme relatório da Defesa Civil, além do Litoral, também Curitiba e Maringá foram atingidos por temporal. No total foram 653 pessoas afetadas e 156 casas danificadas. 
CLIMA 
De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), há risco de temporal nesta quinta-feira nas regiões sul e norte do litoral do Paraná, com rajadas de ventos de aproximadamente 87 km/h, como as registadas ontem. Em Guaraqueçaba, pode chover granizo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis