ELEIÇÕES

Primeiro de Maio e Nova Fátima escolhem prefeito neste domingo

Eleitores de Primeiro de Maio (Região Metropolitana de Londrina) e Nova Fátima (Norte Pioneiro) voltam às urnas neste domingo (6). O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná espera que em 40 minutos o nome dos dois últimos prefeitos do Estado sejam conhecidos. As eleições suplementares foram necessárias depois que os candidatos eleitos em outubro de 2016 tiveram os registros de candidaturas impugnados pela Justiça Eleitoral.

Em Primeiro de Maio, 8,7 mil eleitores estão aptos a votar em cinco locais, sendo dois nos distritos rurais: Ibaici e Vila Gandhi. Ao todo, são 26 sessões. De acordo com o chefe da 104ª zona eleitoral, Rafael Augusto Sefrin, a intenção é divulgar o nome do vencedor em meia hora: "Meu maior problema é fazer essa transmissão dos bairros rurais por questão do sinal, caso contrario, pode atrasar mais alguns minutos". As urnas eletrônicas foram testadas novamente nessa sexta-feira (4), incluindo as reservas. "Na eleição de outubro foi necessária apenas uma troca", conta Sefrin.

Os primaienses têm opção de escolher entre quatro candidatos a prefeito. Paulo Teodoro Fernandes Junior (PSDB), Bruna Casanova (PP), Eziquiel Ferraz de Araújo (Podemos) e Eliseu de Souza (PPS), o "Ligeirinho" estão na disputa.

Na cidade neste período curto de campanha, o juiz eleitoral precisou responder duas representações de candidatos. A primeira liminar foi contra um candidato que estaria oferecendo um churrasco para um grupo de eleitores. Essa ação, atendida parcialmente, está em fase defesa. Outra denúncia negada pelo juiz foi em relação a propaganda feita na internet contra o candidato tucano.

Em Nova Fátima também são quatro candidatos na disputa. Sidney Roque da Silva (Podemos), José Ricardo Ceruli Marinho (DEM), Mario Sérgio dos Santos (PPS) e Roberto Carlos Messias (PTB) disputam a preferência de 6,3 mil eleitores. De acordo com a chefe da 108ª zona eleitoral, Alessandra Zulai, serão 22 urnas em quatro locais de votação, sendo uma na zona rural. Justamente essa única urna no Bairro dos Messias deve atrasar a apuração dos votos em 40 minutos. "Já fizemos todos os testes nas urnas que já se encaminharam para os locais de votação, contou. "Só a urna da zona rural que vai ser entregue domingo cedo."

Em Nova Fátima, o juiz eleitoral Alberto Moreira Cortez Neto também teve pouco trabalho durante a campanha, entre as representações, analisou uma pesquisa divulgada pela internet que precisou ser retirada do ar.

Os comícios e reuniões públicas estão proibidos neste fim de semana. Neste sábado (5), véspera da eleição, estão liberadas a busca de voto corpo a corpo e distribuição de "santinhos". O eleitor que deixar de comparecer às urnas nas duas cidades deverá justificar a ausência em qualquer cartório eleitoral até 5 de outubro.
Guilherme Marconi
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis