DISTRITÃO E O FIM DOS GAGOS A VICE.

COMISSÃO DA REFORMA POLÍTICA APROVA ‘DISTRITÃO’ PARA ELEIÇÕES DE 2018 E DE 2020 E FIM DO CARGO DE VICE

Após aprovar o texto-base da reforma política, a comissão da Câmara que discute mudanças no sistema eleitoral aprovou na madrugada desta quinta-feira (10), por 17 votos a 15, uma emenda que estabelece o chamado “distritão” nas eleições de 2018 e de 2020 para a escolha de deputados federais, deputados estaduais e vereadores. Pelas regras atuais, deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos no modelo proporcional com lista aberta.

Por esse modelo, são somados os votos válidos nos candidatos e nos partidos e calculado o quociente eleitoral, que determina quantas vagas o partido ou coligação terá direito.

Os eleitos, então, são aqueles com mais votos dentro do partido ou coligação, de acordo com o número de vagas a que esse partido ou coligação tem direito.

Isso faz com que candidatos com votação muito expressiva, os chamados “puxadores” de voto, ajudem a eleger concorrentes com baixa votação. Pelo modelo “distritão”, cada estado vira um distrito eleitoral e são eleitos os candidatos mais votados por distrito, sem levar em conta os votos para o partido ou a coligação.

Ou seja, a eleição torna-se majoritária, como já acontece atualmente na escolha de presidente da República, governador, prefeito e senador. 

O relatório aprovado nesta quarta extingue da política brasileira as figuras de vice-presidente da República, vice-governador e vice-prefeito.rios.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis