VEJA ESSA NOTICIA

Deputados vão convocar a sociedade para defender universidades estaduais

Realizar audiências públicas em todas as cidades-sedes das universidades estaduais para envolver a sociedade paranaense na discussão da crise no ensino superior público do Paraná. É assim que um grupo de deputados estaduais, dirigentes das instituições e representantes dos professores, funcionários e estudantes pretendem fortalecer a mobilização em apoio às universidades.

      Em audiência pública hoje (dia 11) de manhã na Assembleia Legislativa do Paraná, também foram aprovadas outras ações. Uma delas é abrir espaço para reitores exporem as dificuldades das universidades em sessão ordinária, após o recesso parlamentar. Outra é pedir apoio à liderança do governo para agendar encontro e retomar o diálogo diretamente com o governador Beto Richa.


Os participantes aprovaram ainda Carta Aberta em Apoio às Universidades Estaduais, apresentada pelo deputado estadual Tercilio Turini. “Mesmo com toda contribuição ao desenvolvimento intelectual, cultural, econômico e social do Paraná, as universidades estaduais já há alguns anos são consideradas pelo Governo do Estado como um peso, e não como instrumento essencial à formação e ao crescimento humano. Um dos maiores patrimônios do Paraná é colocado em segundo plano, com riscos de sucateamento, desmonte e suspensão de serviços fundamentais à população. Iniciativas equivocadas podem comprometer o ensino superior público no Paraná”, aponta o documento, em um dos trechos.

A carta defende que questões pontuais de discordância entre universidades e governo devem ser resolvidas de forma administrativa, “já as bases de sustentação das universidades precisam ser tratadas como políticas públicas, de Estado, fundamentais para o presente e o futuro do Paraná”. Turini argumenta também que é fundamental convocar a sociedade para debater a crise. “Essa dificuldade de interlocução com o governo compromete o funcionamento das universidades e o prejuízo maior é da população”, diz.
            
    A audiência organizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em conjunto com outras comissões permanentes da Assembleia, lotou o Plenarinho. Participaram reitores, vice-reitores e diretores das sete universidades estaduais (UEL, UEM, UNIOESTE, UEPG, UNICENTRO, UENP e UNESPAR); dirigentes do Comitê Estadual em Defesa Ensino Superior Público do Paraná; representantes de sindicatos e entidades de professores, agentes universitários e estudantes; membros da Defensoria Pública do Paraná e outras representações da sociedade organizada.

      Além de Tercilio Turini, outros oito deputados compareceram: Evandro Araújo, Péricles de Mello, Tadeu Veneri, Professor Lemos, Marcio Pacheco, Nereu Moura, Claudio Palozi e Ademir Bier.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis

Luto