DIA DE SANT'ANA.



Ponta Grossa e outras cidades da região celebram o Dia de Sant'Ana.
Em Castro, tem procissão pelo Rio Iapó (Foto: André Salamucha/RPC)
Ponta Grossa e Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná, e Santana do Itararé, no norte, comemoram com festa o Dia de Sant'Ana, na quarta-feira (26). Em Tibagi, também nos Campos Gerais, tem a 117ª edição da Festa de Santa Pastorina.
Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, às 10h, a procissão sai da Igreja do Rosário, sobe pela Rua Santana e chega à Catedral Sant'Ana, onde tem missa. Um almoço no Salão Paroquial encerra as festividades. Os convites são limitados e vendidos a R$ 40. A expectativa é a de receber 1,4 mil pessoas.
Durante a procissão, as ruas entre a Igreja do Rosário e da Catedral Sant'Ana são fechadas. Os bancos, o comércio, a coleta de lixo e as agências dos Correios não funcionam por causa do feriado. O expediente é retomado na quinta-feira (27). Os shoppings funcionam com horário de domingo.
Castro
Na 94ª edição da Festa de Sant'Ana, em Castro, a expectativa é a de que ao menos 25 barcos desçam o leito do Rio Iapó com a imagem da santa, em uma procissão pluvial.
Cerca de mil pessoas devem acompanhar a procissão pelas ruas.
A tradição da descida de barco começou em 2003 e foi ideia e um pescador. Como o Rio Iapó corta a cidade e a santa é conhecida carinhosamente como Santana do Iapó, eles resolveram fazer uma homenagem que envolvesse ambos.
Durante dois anos, a descida de barco não ocorreu porque o rio estava muito cheio. Neste ano, está com leito normal e a previsão é a de tempo bom.
As novenas foram feitas ao longo da última semana e terminaram na segunda-feira (25).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis