VALE DO IVAÍ.



Moradores de Ivaiporã e de cidades vizinhas fazem protesto por reforma de cadeia.
Resultado de imagem para Moradores de Ivaiporã e de cidades vizinhas fazem protesto por reforma de cadeia
Moradores de Ivaiporã e de outras quatro cidades do norte do Paraná fizeram um protesto, na manhã desta quinta-feira (22), pedindo que o prédio da cadeia pública da cidade seja reformado. Além disso, o ato pediu a transferência de presos condenados. O protesto terminou com um abraço simbólico na cadeia.
Em março, a Justiça determinou a interdição total da cadeia pública de Ivaiporã e o esvaziamento da unidade em até 90 dias, com previsão de multa diária de R$ 10 mil diretamente para o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, em caso de descumprimento.
Nesta quinta, os manifestantes caminharam do centro da cidade até a unidade, que fica numa área urbana e foi projetada para abrigar 32 presos, mas está com 166. Desse total, 70 já foram condenados.
Segundo o Conselho de Segurança da cidade, de 2016 até agora, foram registradas seis tentativas de fuga. Na maioria das vezes, os presos fizeram túneis que passavam por baixo do prédio. O conselho pede uma vistoria para saber como está a estrutura do prédio, que tem mais de 40 anos.
O Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) informou que tem trabalhado para reduzir o número de presos em delegacias e que o estado tem um planejamento para 14 obras, entre reformas e construções de novas cadeias. Isso ampliará em 7 mil o número de vagas no sistema penitenciário estadual. No entanto, o Depen não disse se Ivaiporã está nesse cronograma.
A imprensa aguarda a posição do Depen sobre a decisão da Justiça que determinou a interdição da cadeia e a transferência dos presos, com previsão de multa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis