quarta-feira, 14 de junho de 2017

PARANÁ

Secretaria da Cultura lança segunda edição do Prêmio Arte Paraná

Serão selecionados espetáculos de circo, dança, música e teatro para circulação em todo o Estado. Inscrições até 31 de julho de 2017

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) lançou na tarde desta terça-feira (13/06) a segunda edição do Prêmio Arte Paraná. Com um investimento de R$ 400 mil, o concurso irá selecionar e premiar até 25 espetáculos de Circo, Dança, Música e Teatro para circulação no Estado. Estão previstas cerca de 100 apresentações, todas em municípios com até 50 mil habitantes. A cerimônia foi realizada no auditório da Biblioteca Pública do Paraná e reuniu artistas e dirigentes culturais. 

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, lançar a segunda edição é um momento de bastante alegria porque consolida esse mecanismo de circulação de bens culturais e abre possibilidades para todos os artistas do Estado. “Dentro da nossa política da descentralização com o objetivo de municipalizar realmente essa gestão, nós estamos lançando o Prêmio Arte Paraná que é de circulação de espetáculos, de bens culturais, enfim, fazendo com que o Paraná se reconheça nos seus artistas. São mais de 100 apresentações em municípios que realmente precisam receber atividades culturais”.

O objetivo do programa é levar atrações artísticas de qualidade para as pequenas cidades, circulando os grupos por todas as regiões do Paraná. As apresentações desta edição estão previstas para o período de 1º de setembro a 31 de outubro de 2017. 

O diretor do Centro Cultural Boqueirão, Marcio Roberto Gonçalves, comenta que fazer a arte circular por todo o Estado é o que se espera de uma secretaria estadual de cultura. “É uma iniciativa super necessária porque vai empregar muita gente, vai levar a arte para pessoas que não têm acesso rápido e vai com certeza fomentar o Paraná todo”.

Quem pode participar
Podem participar pessoas jurídicas de direito privado que tenham como atividade principal, em seu estatuto ou contrato social, ações artísticas e culturais, domiciliadas ou estabelecidas no Paraná há no mínimo dois anos. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto.

No caso de espetáculos de teatro, não poderão se inscrever espetáculos dirigidos ao público infantojuvenil ou na modalidade teatro de bonecos. 

Inscrições
As inscrições serão realizadas de forma totalmente online por meio do SisProfice. O proponente deverá, obrigatoriamente, integrar o Cadastro de Agentes Culturais do Estado do Paraná. O período de inscrições é de 13 de junho a 31 de julho de 2017. O edital completo está disponível AQUI

Seleção e premiação
Serão selecionados e premiados até 25 espetáculos, sendo cinco projetos da área de circo, quatro de dança, seis de música e 10 de teatro. Cada projeto selecionado receberá R$ 16 mil para realizar quatro apresentações, que devem ser realizadas em quatro diferentes macrorregiões do Paraná, sempre em municípios de até 50 mil habitantes. As cidades que receberão as apresentações devem ser diferentes da cidade do proponente. 

Serviço
Inscrições abertas para a segunda edição do Prêmio Arte Paraná
De 13 de junho a 31 de julho de 2017
Edital: CLIQUE AQUI
Informações: Coordenação de Ação Cultural pelo telefone (41) 3321-4859 ou pelo e-mail cac@seec.pr.gov.br.
Fonte: SEEC

   
 
Rogério Luís Tonetti
Coordenação de Ação Cultural
Secretaria de Estado da Cultura - SEEC
Rua Ébano Pereira, 240 - Centro - CEP 80410-240 - Curitiba - PR
41 3321-4779
rogeriotonetti@seec.pr.gov.br
www.cultura.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o