FESTA DA SANTA PASTORINA - TIBAGI - PR.

SANTINHA.

Festa de Santa Pastorina acontece entre os dias 24 e 26 de julho.



O último final de semana, 24 a 26 de julho, foi marcado pela 115ª edição da Festa de Santa Pastorina na comunidade rural de Campina Alta, em Tibagi. De acordo com informações da Comissão Organizadora a festa teve recorde de público ultrapassando 15 mil pessoas nos três dias do evento.
A comissão confirma também a vinda de excursões de diversas regiões do estado e do país, totalizando mais de 60 ônibus e 28 vans. Foram servidos mais de 5 mil quilos de carne durante o almoço de sexta, sábado e domingo. O ponto alto da festa foi a celebração da santa  missa nesses dias houve a maior concentração de público na capela de Santa Castorina.
A Polícia Militar teve efetivo de 25 policiais com 03 viaturas durante a festa, além de 25 seguranças terceirizados, 02 ambulâncias com  equipe de enfermeiros  e médicos de plantão, conselho tutelar também uma equipe da prefeitura do setor de cultura.  “Não foi registrado nenhuma ocorrência grave, transcorrendo com muita tranqüilidade”, destacou Betim.

Fé e devoção marcam o dia de Santa Pastorina

Uma imagem de louça com cinco centímetros atrai milhares de fiéis de várias partes do Brasil a uma pequena capela no interior de Tibagi. A 'Santinha' recebe duas denominações sendo conhecida como Santa Pastorina ou Castorina e sua história está ligada à tradição de fé do povo tibagiano. Além de se tornar uma festa oficial no calendário de eventos da cidade, o dia da Santinha, que embora não reconhecida pelo Vaticano, é momento de peregrinação para devotos que a ela atribuem milagres. 






Imagem de louça

A pequena imagem de louça mostra uma mulher de pele clara, vestida com capa e capuz rosa, segurando na mão direita uma espécie de cesta, e não apresenta característica sacra. A estatueta que está na capela é a mesma que teria sido encontrada em 1900 por Maria Rubina, em Castro, exposta no centro do altar por onde centenas de pessoas passam para beijá-la ou depositar ali algum objeto como forma de agradecimento pelas bênçãos recebidas. 








A prefeitura de Tibagi juntamente com a comissão organizadora composta por representantes da região da comunidade de Campina Alta, localizada no interior do município, a tradicional festa de Santa Pastorina, carinhosamente chamada de 'Santinha'. Este ano aconteceu três dias de comemoração, 24 a 26 de julho, sexta-feira a domingo. A programação envolveu a santa  missa, churrascada, leilão de prendas e bailes populares.


Esta é a 115ª edição, a pacata comunidade se transforma num verdadeiro formigueiro de gente disposta a rezar, pedir ou agradecer e celebrar o dia da 'santa'. “A prefeitura oferece infraestrutura para o evento como manutenção das estradas rurais, sinalização, serviços de energia elétrica e fornecimento de água, além de atendimento de saúde e a comunidade entra com a parte da organização da ordem da festa”, acompanhada pela Cultura do município..


“A celebração da missa é o ponto alto da festa, que reúne milhares de pessoas todo ano. Terão também churrascadas para o almoço e bailes com Grupo Herdeiros da Tradição, Xirú Oliveira & Guris do Sul, e Os 4 Gardérios”, adianta Roberto Carlos Betim, membro da comissão organizadora.





A devoção à Santinha remonta o ano de 1900, quando a senhora Maria Rubina Ferreira veio do Socavão, município de Castro, para Campina Alta. Ela em todos os anos no mês de julho, promovia em sua casa uma reza em louvor à santa atraindo moradores vizinhos. As notícias alcançadas pelos adeptos vizinhos transpôs os limites do município e, nos dias de hoje, as festas em seu louvor são assistidas por verdadeira multidão de fiéis em busca de seus milagres.


A festa tem como característica, além da devoção, a oportunidade de encontro de muitas comunidades vizinhas à Campina Alta e cidades da região. A união dos peregrinos cresceu de forma tão grande que atraiu a atenção de comerciantes e expositores de muitos lugares, tornando-se um local de comércio de produtos diversos.


A comunidade de Campina Alta fica a 30 quilômetros de distância da sede do município Tibagi e o acesso é por estrada de terra com placas indicativas ao longo do caminho. Partindo do distrito de Caetano Mendes, após 18 quilômetros pela BR-376 é também outra rota alternativa para a festa.


Veja a Programação

Dia 24 de julho (sexta-feira):
18 horas: Tradicional Churrascada
22 horas: Baile Show com Grupo Herdeiros da Tradição



Dia 25 de julho (sábado): 
12 horas: Tradicional Churrascada
23 horas: Baile Show com Xirú Oliveira & Guris do Sul



Dia 26 de julho (domingo): 
10 horas: Santa Missa 
12 horas: Tradicional Churrascada
13 horas: Leilão
14 horas: Matinê Dançante Grupo Os 4 Gaudérios.



Todos os dias: Grandiosa Praça de Alimentação, com barracas diversas e Parque Infantil etc.

Créditos fotos e reportagem -  Blog lidianopolisnews e setur@tibagi.pr.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto

Nota de falecimento para a cidade de Lidianópolis